O que você precisa saber sobre fotos de acompanhamento mensal de bebê

108
5min de leitura

Abaixo descrevi algumas reflexões pessoais e tudo o que você precisa saber sobre fotos de ACOMPANHAMENTO MENSAL, e como você pode guardar de forma única o desenvolvimento e primeiras descobertas de seu bebê

Qual a sua foto favorita?

Para começarmos está reflexão gostaria de te fazer uma pergunta simples: Qual é a sua foto que você mais gosta de quando era bem pequeno(a)?

É uma pergunta simples não é mesmo? Mas conforme for a sua resposta fará você refletir em que tipo de memória gostaria de deixar para o seu bebê no futuro...

Quando estou fotografando um ensaio de acompanhamento mensal é comum ouvir histórias únicas dos pais, avós, tios e amigos sobre momentos incríveis da sua infância... Esses momentos quase sempre vem a memória através de uma fotografia antiga que está guardada e obviamente tem muito carinho por ela pois faz relembrar de vários fatos que moldaram sua primeira infância, e acabam se identificando pelas ações próprias e situações que fez parte da sua história.

Entre as histórias mais comuns que ouço são de brincadeiras, lembranças de pessoas queridas que fazem ou fizeram parte da sua vida, bagunças com os pais, irmãos e primos em momentos únicos e especiais como:

Espalhar panelas de baixo da pia depois de tudo arrumado, andar de bicicleta com o pai na rua de casa em um final de tarde ou até mesmo no colo dele dentro do carro segurando no volante, fotos na casa dos avós durante o almoço de domingo, brincadeiras na terra com irmãos, primos e amigos...

Para quem tem essas memórias guardadas de forma palpável (em papel fotográfico ou melhor ainda em um álbum com uma narrativa), sabe exatamente o seu VALOR, pois tem a chance de reviver ou até mesmo de conhecer em detalhes partes de sua infância muitas vezes esquecidas no passado... Se você é um desses sortudos acabou de perceber a importância de seus pais terem se preocupado e guardado esses momentos importantes do seu desenvolvimento...

Essas memórias físicas contam muito mais sobre você do que possa imaginar!

Por outro lado, tenho clientes e amigos que infelizmente por varias razões da vida acabaram não tendo essas recordações... E por muitas vezes por não ter tido essa experiência acabam se identificando com esse estilo de fotografia e me procuram para captar momentos em família e assim começam a construir esse "documento familiar".

Então quais são os tipos de ensaios de acompanhamento?

No mercado existem vários tipos de ensaios de acompanhamento e cada um com suas características particulares... Todos tem seus encantos e beleza mas em muitos deles acredito que se perde toda a conexão e o desenvolvimento real do seu bebê, como reações naturais e características só dele, pois ele está em um ambiente totalmente estranho e fora da sua rotina, principalmente levando em consideração os primeiros meses de vida.

Ensaios em Studio profissional, com fundo totalmente iluminado com uma luz forte de janela, que ficam muitas vezes bem bonito e traz uma sensação de pureza e leveza está em alta, mas acredito que caímos no mesmo impasse que comentamos anteriormente sem conexão com o mundo real e que certamente o bebê vai querer ver, conhecer e sentir como tudo aconteceu.

ENSAIO DE ACOMPANHAMENTO LIFE STYLE OU DOCUMENTAL

Não estou de maneira nenhuma querendo dizer aqui o que é certo ou errado, cada pessoa tem o seu gosto e sua forma de pensar... Mas a intenção deste post é passar a minha visão e de várias mães que me procuram buscando histórias, conexões e imagens de seus filhos que contem de forma verdadeira todos os acontecimentos nesses primeiros meses de vida.

Fotos do dia a dia podem ser extremamente lindas!!! Com técnicas fotográficas e um olhar rápido você terá imagens tão bem produzidas como em um Studio, mas com um Plus incrível pois nos ensaios de acompanhamento mensal lifestyle ou documental buscamos captar a melhor memória afetiva do seu bebê terá em seu futuro, pois não entregamos apenas as fotos do desenvolvimento do seu bebê, e sim, entregamos momentos vividos em família, memórias, conexões, experiências e brincadeiras que contam em detalhes únicos como foi essa fase em sua vida.

Nesses ensaios de acompanhamento mensal registramos desde os primeiros momentos do bebê em casa até os detalhes do quarto finalizado contando como foi detalhadamente planejado para a sua chegada... E através dos registros do acompanhamento mensal passamos passo a passo as fases do seu desenvolvimento como: amamentação, banho, a primeira comidinha, os primeiros gatinhado, os primeiros passinhos e desta forma criamos uma narrativa totalmente verdadeira da evolução e do desenvolvimento do seu bebê... Essa é a nossa missão!

Nos meus posts sempre acabo colocando textos sobre a importância do registro e captação de momentos em famílias e o quanto elas vão fazer sentido a médio e longo prazo, para isso, participe das fotos dos seus filhos, estejam presentes nas imagens curtindo o momento com eles pois essa será a melhor recordação física que ele terá da própria família reunida...

É importante lembrar sempre que essas memórias dos primeiros meses são apenas dos pais, se não registrado a principal pessoa desta história ainda não tem a noção de tudo que foi feito para a sua chegada e o quanto ele foi desejado e esperado...

Imagine em alguns anos, o quanto seu bebê será agradecido por ter esses registros e de poder conhecer o seu desenvolvimento no momento que isso fazer real sentido para ele(a)... A escolha de guardar esses momentos é totalmente dos pais.

A fotografia documental nada mais é do que momentos verdadeiros em família que será compilada e guardada como uma grande joia.

Para esse tipo de ensaio não é preciso produções e cenários que seu filho no futuro não vai saber o que significa, não precisa de pose, maquiagem, (caso não queira), sorrisos sem essência, roupas novas e tudo o que a gente acredita que precisa pra ter uma foto perfeita.

A fotografia documental proporciona que você se encontre com o que mora dentro do seu coração. Eu nem chamo de fotografia “espontânea” porque o que eu prezo no registro é o que está acontecendo, da maneira que está acontecendo, para que no futuro seja a sua janela de conexão verdadeira com o seu passado do jeito real. Na fotografia documental, a história das pessoas é o que rege o registro.

Para visualizar ensaios completos clique aqui.

Agora que você já sabe o que é fotografia documental, você pode perceber que ela pode existir em todos os momentos. Ela serve para criar lembranças e janelas que vão te aproximar do que você viveu. Consegue mensurar a força disso?

Sei que muitas famílias buscam ter esses momentos importantes guardados, mas as vezes por não conhecer no momento exato um profissional que entregue esse material acabam não fazendo e deixando essas histórias apenas na memória...

Caso esse estilo de ensaio faça total sentido para você, nos ajude a divulgar para que mais pessoas conheçam essas diferenças e possam escolher o que mais faz sentido para elas... E caso você esteja nesta linda fase entre em contato clicando aqui e será um imenso prazer tirar as suas dúvidas e depois contarmos está linda história juntos.

E para finalizar a pergunta que fica agora é: Que tipo de memórias você gostaria de deixar para o seu bebê?


09 Ago 2023

O que você precisa saber sobre fotos de acompanhamento mensal de bebê

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

acompanhamento mensal acompanhamento primeiro ano enfoque studio ensaio em família ensaio enfoque studio ensaio familia ensaio life style ensaio lifestyle ensaio mensal fotografia de família fotografia do primeiro ano fotografia documental fotografia em casa fotografia life style fotografia lifestyle fotógrafo de família fotógrafo documental fotografo em piracicaba fotógrafo life style

Olá... Sou Marcelo e fico feliz com a sua visita em nosso site, mas me conta em que posso ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp